História do Jiu-Jitsu

O QUE É JIU-JITSU?
O Jiu-Jitsu é, hoje, a mais popular Arte Marcial praticada em nosso país, mas, além disto, vem a ser o mais eficiente sistema de Defesa Pessoal sem armas já criado. A tradução literal da palavra Jiu-Jitsu, Arte (ou caminho) Suave, dá noção do que se pretende atingir com seu aprendizado.

QUEM CRIOU O JIU-JITSU E AONDE?
O Jiu-Jitsu foi criado há aproximadamente quatro mil anos (existe desde o ano 2.000 a.C., pelo que se sabe) por monges budistas adeptos da não violência, sendo os registros mais antigos de sua existência na Índia. Foi, então, levado para a China e Japão, onde mais se desenvolveu (era a luta utilizada pelos samurais, quando sem armas). Trazido para o Brasil por intermédio do imigrante japonês Esai Maeda, foi ensinado a membros da notória família Gracie, responsável pelo seu desenvolvimento e difusão em nosso país.

QUALQUER UM PODE APRENDER JIU-JITSU?
A essência do Jiu-Jitsu é, exatamente, possibilitar a pessoas fisicamente mais fracas defender-se de agressores de maior compleição física, se necessário. O sistema baseia-se em alavancas, de forma a utilizar a força do próprio adversário, o que faz com que possa ser facilmente aprendido e praticado por pessoas de qualquer sexo, idade ou aptidão física. Sua movimentação obedece à ordem crescente de dificuldade, de acordo com a melhoria na coordenação motora do praticante, facilitando assim o seu aprendizado.

HÁ LIMITAÇÃO FÍSICA PARA APRENDER JIU-JITSU?
Como já informado, o método de ensino do Jiu-Jitsu compreende ordem gradativa de controle da psicomotricidade, em função do aprendizado e desenvolvimento de movimentos específicos da modalidade, o que faz com que seja acessível até para portadores de deficiências severas (com indicação terapêutica específica e resultados significativos no progresso atingido).

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JIU-JITSU?
Os benefícios do Jiu-Jitsu são indiscutíveis, tanto no plano físico como no psicológico. A prática regular da atividade proporciona grande melhoria na condição física (força, flexibilidade, agilidade, resistência do organismo e coordenação motora), com desenvolvimento da massa muscular magra e perda de peso (principalmente em iniciantes). Aliado a isto, tem-se significativo o aumento da capacidade cardiovascular. No que diz respeito ao aspecto psicológico, verifica-se melhoria sensível da auto-estima e autoconfiança, do poder de concentração, memória, raciocínio, com significativa redução dos níveis de estresse e ansiedade, o que se reflete em melhoria na qualidade de vida.